sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Meio Ambiente e Cidadania

Cidadão? O que é ser cidadão? Se consultarmos o dicionário, encontraremos as seguintes definições: “indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este - habitante da cidade - pop. Indivíduo, homem, sujeito: Esteve aí um cidadão procurando por você”.
Mas, o conceito de cidadania vai muito além de tais definições. A verdadeira cidadania não é exercida apenas por cidadãos comuns, mas por indivíduos críticos e atuantes, seres não apenas pensantes, mas, disseminadores de suas idéias na sociedade em que vivem através de ações que venham buscar soluções. O exercício da cidadania vai muito além do cumprimento de direitos e deveres é a atuação do indivíduo através de atitudes conscientes, atitudes realmente humanas e solidárias. No mesmo dicionário encontramos a definição para “Cidadão do mundo: homem que põe os interesses da humanidade acima dos da pátria; cidadão do Universo”. E é exatamente desse tipo de cidadão que estamos precisando, cidadãos de mundo, cidadãos de Deus.
No mundo atual, faz-se necessário a tomada de consciência e a participação ativa de todos na construção de uma sociedade melhor e um mundo mais limpo, um mundo de paz, livre da injustiça, do ódio, do preconceito; um mundo mais justo e preservado; um mundo melhor para ser viver.
Deparamos a todo o momento, com os mais diversos e graves problemas ambientais, depredações, catástrofes, desmatamentos, matança desordenada, aquecimento global, desrespeito aos patrimônios públicos e, o que é pior, desrespeito à vida e ao ser humano, através da violência, da guerra, do consumo desordenado, da ganância, da falta de amor, da impunidade. Tudo isso poderia ser evitado se nós, seres humanos, chamados “animais racionais” exercêssemos de fato nosso papel de cidadão na sociedade, exercitássemos nossa leitura de mundo e do ambiente à nossa volta, exercitássemos o dom da percepção, da caridade, da solidariedade. Se nós, seres humanos parássemos de “brincar de ser Deus” e nos voltássemos para admirar, agradecer e preservar o bem mais precioso que o próprio Deus nos deu: a vida. Não somente a nossa vida, mas, de todos os nossos semelhantes, de todos os seres vivos.
Nosso planeta pede socorro, a humanidade pede segurança, a vida pede misericórdia. O mundo precisa de paz, todos nós precisamos de paz. É preciso que tenhamos segurança, justiça, consciência e responsabilidade..
É preciso salvar nosso planeta, é preciso salvar nossas famílias, é preciso salvar nossas vidas. Tudo isso depende de todos nós cidadãos.


Eliane Gonçalves Pessoa
Coordenadora do PROLER / Cataguases MG

Nenhum comentário: