terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROLER abre Edital para curso de Promotores de Leitura

CONVOCAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE PROPOSTAS

O Comitê do proler de Cataguases..torna pública a abertura de processo de seleção e avaliação de propostas de cursos de formação de mediadores de leitura, conforme as condições abaixo definidas.

1. Das disposições preliminares
1.1. A presente Convocação tem por objetivo selecionar os professores que ministrarão, nos municípios onde o PROLER se faz representar por Comitê oficialmente conveniado, cursos de formação de mediadores de leitura.
1.2. Os processos seletivos terão caráter local, transcorrendo paralelamente em cada um dos Comitês do PROLER e sob a direção destes.
1.3. Os cursos destinam-se, preferencial, mas não exclusivamente, a professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos com ações ou projetos de formação de leitores.

2. Das condições
2.1. Os cursos serão desenvolvidos pelos Comitês do PROLER oficialmente conveniados ao Programa, nos municípios onde têm sede os órgãos e instituições a que estes Comitês estão vinculados e onde eles desenvolvem regularmente as suas atividades.
2.2. Os cursos serão gratuitos e terão duração de 40 horas, com vagas limitadas a 40 alunos.
2.3. É facultado aos Comitês definir a distribuição da carga horária que melhor se ajuste às condições locais de realização dos cursos.
2.4. Ao término dos cursos, os alunos receberão certificado de conclusão emitido pela Coordenação Nacional do PROLER/FBN, ficando sua concessão condicionada ao cumprimento dos Itens 2.4 e 2.3 e à frequência mínima de 75% de comparecimento às atividades.

3. Dos requisitos de participação
3.1. Para se inscrever nesta seleção, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
a) ter mestrado ou doutorado em Letras ou áreas afins;
b) ter experiência, devidamente comprovada, em ações ou projetos de formação de leitura.
3.2. O candidato deverá anexar à sua proposta as fotocópias de seu documento de identidade, de seu CPF, de seu PIS/Pasep e de seu Currículo.


4. Das propostas
4.1. Além dos documentos comprobatórios das exigências referidas nas alíneas (a) e (b) do Item 3, o candidato deverá encaminhar, por escrito, ao Comitê do PROLER que publicar esta Convocação em sua região, uma proposta de curso constituída dos seguintes itens: Ementa, Objetivos, Programa detalhado das aulas, Método de avaliação e Bibliografia de referência.

4.2. As propostas serão pré-avaliadas pelo Comitê local para onde forem encaminhadas, e, em seguida, acompanhadas de parecer deste, serão submetidas à avaliação da Coordenação Nacional e ao Conselho Deliberativo do PROLER.

4.3. As propostas serão analisadas segundo os critérios abaixo listados:

a) Vinculação ao objetivo e condições de exequibilidade;
b) Prioridade concedida às atividades práticas e diretas de leitura e escrita;
c) Estratégias e métodos de trabalho e avaliação;
d) Formação acadêmica e experiência comprovada do candidato em ações ou projetos ligados à formação de leitores.

4.4. Está fixado em R$ 62, 50 o valor bruto do pró-labore hora/aula a ser pago aos professores selecionados para ministrar os cursos de formação de mediadores de leitura de que trata este Edital.

Da entrega das propostas:

As propostas devem ser entregues a partir da data desta publicação até o dia 20 de agosto/2010 nos horários de 8:00 h às 11:00 h e 13:00 h às 16:00 h,
na sede do PROLER – Cataguases, localizada na Secretaria Municipal de Educação – Av. Manoel Inácio Peixoto Filho, 1142 – Bairro Taquara Preta.

Da divulgação dos resultados:

Os Comitês divulgarão, segundo forma que caberá a eles especificar, o resultado final do processo seletivo que correrá no seu município de atuação.



Eliane Gonçalves Pessoa
Coordenadora do PROLER/Cataguases

Nenhum comentário: