segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Encontro com o escritor infantil, Cláudio Martins, no Instituto Francisca de Souza Peixoto.

O PROLER de Cataguases mais uma vez prestigia projeto Escrevendo com o Escritor

O projeto realizado pelo Instituto Francisca de Sousa Peixoto é coordenado pela mestra Andréa Toledo, respoinsável pela Biblioteca Digital josué Inácio Peixoto. Andréa é professora da Rede Municipal de Ensino e membro do Comitê PROLER Cataguases.

Segundo a professora Andréa

O “Escrevendo com o Escritor” já está inserido no calendário escolar das escolas que participam dos projetos desenvolvidos no Instituto Francisca de Souza Peixoto; as escolas procuram fazer seus planejamentos anuais depois de saberem quais escritores participarão da iniciativa; é indicado por professores das faculdades como referência de iniciativa de incentivo à leitura; é reconhecido como de relevância para o incentivo à leitura e à escrita pela comunidade educacional; é tema de monografias de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas; já foi premiado pela Microsoft Educação como projeto inovador, dentre outros não menos importantes. Sendo assim, pode ser considerado uma iniciativa consolidada.
A participação de Cláudio Martins veio abrilhantar o trabalho. Os leitores cataguasenses ficaram “Loucos, Malucos, Pirados, Birutas” depois que o conheceram pessoalmente. O motivo disto foi sua alegria contagiante, seu bom humor, seu carisma e o carinho com o qual tratou crianças e adultos que esperaram ansiosos o dia de sua chegada à cidade. Toda esta atenção com os leitores e as histórias com as quais os presenteia foram retribuídas em forma de muita leitura, apresentação de peças teatrais, música, confecção de livros artesanais, trabalhos diversos e até um filme.
A reação de Cláudio a tudo isto foi emocionante: “Foi muito bom estar aí ao lado desta meninada maravilhosa que foi ajuntada para me fazer uma das maiores premiações que já tive: o carinho e a atenção de vocês. Fiquei realmente balançado. Coisas como essa, que infelizmente são raras, tanta criança lendo e fazendo trabalhos tão criativos sobre a leitura, são emocionantes. Agradeço muito!”
Nós por aqui dizemos o mesmo, Cláudio. Tanto carinho e alegria ajuntada em uma só pessoa só poderiam resultar em um ser humano especial como você. Volte quando quiser a Cataguases.
Saiba mais sobre a iniciativa no blog HTTP://escrevendocomescritor.blogspot.com
Assista ao filme “Loucos”, adaptado do livro de Cláudio Martins, “Loucos, Malucos, Pirados, Birutas”.


Escolas participantes
Estadual Guido Marlière –280 crianças
Municipal Antônio Ribeiro Barroso (IDAIC) – todas as turmas - 120 crianças
Estadual Coronel Vieira - Caixeiros de Leitura – 45 crianças
E.M. Manuel Dutra Siqueira - 5 crianças
E.M. Flávia Dutra - 28 crianças
Florescer – 3 turmas – 30 crianças
Colégio Equipe – Ensino Fundamental – 90 crianças
Colégio de Aplicação FIC – 5 turmas – 35 crianças
Carmo – 1 turma – profe Daniela – 20 crianças
Creche Tia Lilia – 3 turmas – 50 crianças
E.M. Prefeito José Esteves - 12 alunos

Nenhum comentário: