segunda-feira, 29 de junho de 2009

LIVROS DE IMAGEM OU LIVROS SEM TEXTO:

No processo da elaboração da linguagem, antes mesmo que a criança se exprima por palavras, ela é sensível às imagens. Nesse processo a imagem tem papel primordial.
A criança entra em contato com as imagens, a linguagem das gravuras antes da linguagem das letras.
A ilustração exerce uma atração redobrada sobre os iletrados ou leitores iniciantes, dando a eles as diversas possibilidades de deduzir, imaginar, criar.
Através das ilustrações, a criança cria sua própria história, recria e reinventa.
A imagem é uma comunicação estética e internacional podendo ser compreendida por qualquer povo, por qualquer indivíduo. Além disso, as imagens podem ter múltiplas interpretações, o leitor de imagens pode dar a sua história diferentes desenvolvimentos e desfechos.
“A imagem pode dizer mais do que mil palavras” e - os livros de imagem muitas vezes marginalizados ou incompreendidos por alguns professores que os consideram complexos, ou ainda, sem muito conteúdo são recursos riquíssimos na formação do leitor.
Saber observar imagens e ler além das ilustrações é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde muito cedo.
Na consolidação da linguagem, a criança já cria e interpreta as imagens representadas e estabelece relação entre eles.
Os livros de imagem podem proporcionar às crianças não apenas momentos de prazer, mas também despertar nelas o dom de observar e interagir com as imagens.
Os livros de imagem podem e devem ser trabalhados em qualquer faixa etária e não apenas nas séries que antecedem a alfabetização e é um importante aliado do professor na formação de alunos leitores, produtores de texto ou de outras manifestações artísticas.
É preciso saber ler além das entrelinhas, é preciso saber explorar as imagens além da beleza identificando suas muitas possibilidades de criação.

Eliane Pessoa

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